A diversidade de materiais que nos rodeia é enorme. É também muito grande a variedade de substâncias que constituem os materiais. Mas a grande variedade de substâncias é feita a partir de um número muito mais reduzido de elementos.
Os Químicos sentiram necessidade de arranjar uma maneira prática para organizar os elementos desde muito cedo.
|
John Dalton (1766-1844) |
No início do séc. XIX, John Dalton preparou uma lista de elementos químicos cujas massas atómicas já eram então conhecidas. Muitos desses valores estavam longe dos atuais devido à ocorrência de erros na sua determinação. Os erros foram corrigidos por outros cientistas e o desenvolvimento de tabelas dos elementos e suas massas atómicas, centralizaram o estudo sistemático da Química.
|
John Newlands (1938-1898) |
John Newlands professor de química e industrial inglês, idealizou a classificação dos elementos pela ordem crescente de massa atómica, em grupos de 7 e postos lado a lado. Logo percebeu que as propriedades químicas eram semelhantes ao primeiro e oitavo elementos – a contar da esquerda para a direita -, como as notas musicais que se repetem a cada oitava.
Assim, os elementos que seguem a mesma linha vertical possuem as mesmas características químicas, como o Lítio, o Sódio e o Potássio; o Magnésio e o Cálcio.
|
Dimitri Mendeleiev (1834-1907) |
Nos finais do séc. XIX, quando já eram conhecidos 65 elementos, o químico Dimitri Mendeleiev organizou os elementos numa tabela tendo em conta a massa dos átomos e as suas propriedades químicas, deixando espaços para alguns desconhecidos mas que a existência ele previa. E as suas previsões foram confirmadas!
|
Tabela de Dimitri Mendeleev |
A tabela proposta por Mendeleev está na base da atual Tabela Periódica dos Elementos.
Em 1913, o cientista britânico Henry Moseley descobriu que o número de protões no núcleo de um determinado átomo, era sempre o mesmo.
Moseley usou essa ideia para o número atómico de cada átomo. Quando os átomos foram ordenados por ordem crescente do seu número atómico, os problemas existentes na tabela de Mendeleiev desapareceram.
Devido ao trabalho de Moseley, a tabela periódica moderna está baseada no número atómico dos elementos químicos. A tabela actual é bastante diferente da de Mendeleiev.
Com o passar do tempo, os químicos foram melhorando a tabela periódica moderna, aplicando novos dados, como as descobertas de novos elementos ou um número mais preciso na massa atómica, e rearranjando os existentes, sempre em função dos conceitos originais.
A última maior troca na tabela periódica, resultou do trabalho de Glenn Seaborg, na década de 50.
A partir da descoberta do plutónio em 1940, Seaborg descobriu todos os elementos transurânicos (do número atómico 94 até ao 102).
Reconfigurou a tabela periódica colocando a série dos actinídeos abaixo da série dos lantanídios.
A TABELA ATUAL:
Na Tabela Periódica atual, os elementos formam:
- Colunas Verticais- GRUPOS
- Colunas Horizontais- PERÍODOS
Há 18 grupos na tabela, que estão numerados de 1 a 18. Os grupos são constituídos por elementos com propriedades químicas semelhantes, que formam famílias de elementos.
- Grupo 1- Grupo dos Metais Alcalinos
- Grupo 2- Grupo dos Metais Alcalino-Terrosos
- Grupo 17- Grupo dos Halogénios
- Grupo 18- Grupo dos Gases Nobres
Bibliografia:
-Google Imagens
-Wikipedia