domingo, 8 de junho de 2014

ONDAS SONORAS

O som, tal como a luz ou uma onda de rádio, propaga-se através de ondas. No caso das ondas sonoras, estas resultam de uma perturbação do meio material em que o som se está a propagar.
Não é possível visualizar as vibrações das partículas do meio material, mas podemos observar uma situação semelhante no que acontece na superfície da água de um lago quando lhe atiramos uma pedra. Neste caso, a onda propaga-se a partir do ponto onde foi lançada a pedra até à margem do lago.
Se observarmos atentamente o movimento da folha, verificamos que ela apenas sobe e desce com a ondulação da água e não se desloca.



As ondas que ocorrem à superfície do lago são ondas transversais e longitudinais. A onda propaga-se na horizontal (do local onde caiu a pedra até à margem), enquanto que as partículas de água vibram na vertical (sobem e descem como a folha). As partículas do meio transmitem energia umas às outras e não se deslocam, tal como podes observar no vídeo de simulação que se segue:


O mesmo acontece quando se faz vibrar uma mola, como a do vídeo seguinte:


 Assim, ondas longitudinais são aquelas em que a vibração ocorre na mesma direção do movimento e ondas longitudinais são aquelas em que a vibração é perpendicular à direção da propagação da onda.

 Podes utilizar um simulador de ondas numa corda fazendo o download no endereço em baixo. Depois de descarregares o ficheiro, clica sobre o icone do ficheiro com o botão direito e seleciona a opção "Abrir com...»Java (TM) Platform".







Bibliografia:

















Sem comentários:

Enviar um comentário