O espectro da luz visível apresenta um conjunto de cores, que todos conhecemos e que podemos ver com facilidade.
Todos os dias, à nossa volta somos cercados por objetos diversos como, carros, árvores, cadas, canetas, livros, frutas, etc. Percebemos que muitos objetos apresentam cores iguais, mas a grande maioria possui cores diferentes.
Podemos caracterizar a cor de um objeto pela frequência da luz, pois uma vez que a luz é uma radiação, a cada uma das cores que se apresenta no espectro, corresponde uma frequência específica.
Das cores aqui apresentadas, há três que são fundamentais e que combinadas permitem obter todas as outras. São elas o Vermelho (magenta), o Verde e o Azul.
- Vermelho + Verde = Amarelo;
- Vermelho + Azul = Violeta;
- Azul + Verde = Azul Claro (Ciano);
- Vermelho + Verde + Azul = Branco.
A luz branca é, na verdade, uma mistura das três cores básicas. Se incidirmos luz branca sobre um objeto opaco, parte da luz é absorvida e a outra parte será refletida.
A cor de um objeto resulta da cor da luz que este consegue refletir. A luz que o objeto é capaz de refletir depende:
- Do material de que é feito o objeto;
- Da cor que ilumina o objeto.
Portanto, quando vemos um objeto branco é porque ele reflete toda a luz que incide sobre ele. Quando vemos um objeto negro é porque ele absorve toda a luz que incide sobre ele.
Entre um objeto que reflete toda a luz e um que absorve toda a luz, temos objetos que refletem algumas cores e absorvem outras.
Para veres como as cores e as luzes resultam, usa o simulador seguinte onde podes combinar as três cores principais para obteres outras cores e podes também utilizar filtros de luz.
Bibliografia: